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Como lidar com a ansiedade do seu cliente na advocacia?

Como lidar com a ansiedade do seu cliente na advocacia?

“Dr. e meu processo?”, “O que o juiz falou? Não entendi nada!. Lidar com a ansiedade do seu cliente não é tarefa fácil, os advogados acabam frequentemente bombardeados de perguntas e cobranças o tempo todo.

E se o andamento do processo não atende as expectativas, aí que a ansiedade aumenta, gerando muitas situações de estresse entre cliente e escritório.


Ordenando o caos

Os clientes geralmente chegam aos escritórios de advocacia carregados de nervosismo e incerteza, especialmente nas primeiras reuniões. O desconhecimento sobre os procedimentos legais, os termos jurídicos, e as etapas do processo é comum e pode intensificar sua angústia. Frequentemente, eles se sentem alienados pelo sistema judiciário, percebendo-o como um labirinto confuso e desejam resolver seus problemas rapidamente.

É papel do advogado organizar essa confusão e guiar o cliente através dos procedimentos legais, oferecendo as melhores soluções possíveis para alcançar um resultado favorável.


Como reduzir a ansiedade do cliente?

Para acalmar e garantir confiança ao cliente, o advogado deve adotar algumas práticas:

  • Transparência: Comunique claramente o que é possível fazer e o que está além de seu controle. Discuta abertamente sobre todos os custos envolvidos, como taxas judiciais e honorários, mantendo uma conduta ética constante.
  • Clareza: Assegure-se de que o cliente não deixe o escritório com dúvidas. Observe suas expressões e o tom de voz para entender suas preocupações, substituindo o jargão legal por linguagem simples e compreensível.
  • Veracidade: Seja honesto sobre as chances reais de sucesso do caso, mesmo que as notícias não sejam as que o cliente espera ouvir. Isso ajuda a estabelecer expectativas realistas sobre os prazos e possíveis resultados do processo.
  • Limites: Estabeleça limites claros sobre a comunicação. Informe ao cliente que você entrará em contato assim que houver novidades, mas respeite seu próprio horário de trabalho, exceto em emergências.

Encerrando o ciclo de ansiedade com a IViJur

A IA da IViJur apresenta uma solução inovadora para encerrar o ciclo de ansiedade do cliente, utilizando um chatbot jurídico que mantém o cliente informado de forma ativa e passiva sobre novidades no processo.

Além de informar ao cliente por WhatsApp quando há um andamento no processo, se o seu cliente chamar a IVi no chatbot, terá todas as dúvidas respondidas por um time de bacharéis em direito.

Outro recurso para reduzir a ansiedade do seu cliente é o lembrete de monitoramento, que é disparado mensalmente aos clientes quando não houve novidades no processo. Isso garante que o cliente se sinta acompanhado e seguro sobre a gestão do seu caso, reduzindo o estresse e elevando a confiança no serviço prestado.

Clique no botão abaixo e descubra como a IViJur pode transformar a gestão de comunicação do seu escritório e proporcionar uma experiência tranquila e transparente para seus clientes.

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