Como alavancar seu escritório de advocacia a nível nacional

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Estratégias e práticas essenciais para advogar a nível nacional, com insights valiosos para aqueles que almejam consolidar uma atuação abrangente e bem-sucedida em todo o país.

No dinâmico universo jurídico brasileiro, expandir a atuação do seu escritório de advocacia para o âmbito nacional é um passo estratégico que pode trazer inúmeras oportunidades e desafios.

O país oferece um cenário propício para profissionais do direito que buscam ampliar sua presença e impacto. Neste artigo, exploraremos estratégias e práticas essenciais para advogar a nível nacional, fornecendo insights valiosos para aqueles que almejam consolidar uma atuação abrangente e bem-sucedida em todo o território brasileiro.

1) Exista no meio digital e invista em marketing de conteúdo.

Você precisa ter visibilidade no meio digital por meio de redes sociais, como Linkedin, Instagram e Youtube, mas sem perder de vista que a visibilidade deve vir acompanhada do compartilhamento de conteúdo que agregue valor para o seu público alvo, sempre respeitando o Estatuto de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil.

Estatuto: Clique Aqui.  

Para definir o seu público-alvo, faça o mapa da empatia.

2) Invista em ferramentas digitais

A tecnologia aprimorou e automatizou os serviços jurídicos considerados rotineiros e repetitivos, ao passo em que trouxe facilidades para o dia a dia do advogado. 

Abaixo, listamos práticas que irão contribuir substancialmente para a sua atuação jurídica: 

  • Contrate um serviço de assinatura eletrônica: como você advogará em todo o Brasil, necessitará de ferramentas que permitam que os seus clientes assinem documentos, como o seu contrato de honorários, de forma facilitada e em meio virtual. 

Como dicas, sugerimos: 

  1. Portal de Assinatura da OAB – até 200 assinaturas mensais grátis. Clique aqui!
  2. ClickSign – possui planos com preços acessíveis e possibilidade de uso gratuito por 14 dias. Clique aqui!
  3. Contraktor – possuem funcionalidades gratuitas através do assinaturagratis.com Clique aqui! 
  • Faça de uso de softwares para a gestão do seu escritório: para tornar a gestão do seu escritório digital e profissionalizada, aposte em softwares que tragam organização para os seus prazos, assim como permitam a organização administrativa e financeira do escritório. 

    O software EASYJUR possui convênio com OAB´s de inúmeros Estados, permitindo o controle processual e financeiro do escritório de forma gratuita, observadas as regras da plataforma. Clique aqui!

  • Pesquise jurisprudência de forma simples e acessível: invista em ferramentas que facilitem o seu trabalho no dia a dia.

    A OAB disponibiliza a plataforma OAB Juris para que você tenha acesso à jurisprudência nacional e possa copiá-la sem a necessidade de pagar qualquer valor em dinheiro ou realizar a assinatura de planos mensais, como geralmente é exigido no mercado.  

 

  • Metrifique o seu tempo de trabalho: baixe aplicativos do tipo time sheet, para que você consiga metrificar as horas de trabalho investidas em cada cliente. Lembre-se: tempo é dinheiro! Além do mais, o cálculo de horas ajudará na precificação do valor dos seus honorários.  

 

  • Publique artigos em linguagem simples e acessível para o seu público alvo: construa a sua autoridade no meio jurídico!

    Você pode divulgar seus textos gratuitamente no JusBrasil, no site do seu escritório e no seu Linkedin.  

 

  • Faça cursos de marketing e aprenda as estratégias necessárias para construir a sua imagem e autoridade no meio jurídico.

    A Rock content, maior empresa de conteúdo da América Latina, disponibiliza cursos gratuitos de excelência nas áreas de inbound e outbound marketing. 
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  • Faça artes profissionais para postar em suas redes sociais: crie uma identidade visual para o seu escritório. Lembre-se que a imagem que você transmite é muito importante, pois ela será a porta de entrada para muitos clientes. 

    Sugerimos o uso do site Canva.com, que permite a criação de posts visualmente bonitos, de forma simples, rápida e fácil. Ah! E eles possuem planos gratuitos ou com custo acessível.  

 

  • Crie uma rotina de publicação contínua: Consistência é tudo! Quanto mais você postar sobre determinado assunto, mais as pessoas irão reconhecer que você é autoridade naquela área do Direito. 

    Para tanto, faça a programação semanal ou mensal dos seus posts, para evitar que a correria do dia a dia impeça que você publique constantemente.  

    Para ter consistência, utilize a ferramenta de postagem e agendamento gratuita do Facebook; ou ferramentas pagas, como o MLabs, que possui custo mensal extremamente acessível.  

 

  • Crie vários pontos de contato com os seus clientes: é muito comum que os advogados estabeleçam contato com os clientes em situações apenas pontuais, como o momento da contratação e para praticar determinados atos no processo, como requerer ao cliente o pagamento de uma guia de custas ou que participe de uma audiência.

    Isso faz com que o advogado fique com fama de ser um profissional que “some” e não executa o trabalho conforme contratado.

    A lawtech IViJur estabelece inúmeros pontos de contato com o cliente do advogado, pois sempre o atualiza de forma simples e acessível, sem juridiquês, sobre tudo que ocorre em seu processo.  

    Desta forma, o cliente sabe durante os longos anos de tramitação de seu processo sobre tudo o que foi feito para a defesa de seu direito.

    Clique Aqui e saiba mais! 

 

  • Conheça o trabalho das startups jurídicas: você pode se surpreender com a inovação que JÁ faz parte do mundo jurídico.

     

 3) Seja interdisciplinar

Esta é uma característica indispensável a qualquer profissional, sobretudo aoadvogado, que deve pensar sempre em formas estratégicas e inovadoras para solucionar os problemas dos clientes. Sair da caixa é mais uma opção!

O grande economista John Keynes disse:

“O mundo mudou! Você irá advogar como se fazia há 20 anos ou irá se adequar ao novo?”

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Marcela Andrade

Marcela Andrade

CEO IViJur

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